NOVA ONDA DE FRIO AINDA MAIS INTENSA IRÁ DERRUBAR AS TEMPERATURAS

NOVA ONDA DE FRIO AINDA MAIS INTENSA IRÁ DERRUBAR AS TEMPERATURAS NO ESTADO DO RJ A PARTIR DE QUARTA-FEIRA
Uma nova frente fria vai avançar pelo Brasil nesta semana, a sua poderosa massa de ar polar está chamando a atenção dos meteorologistas, tudo indica que ela será poderosa o suficiente para provocar a maior onda de frio dos últimos 13 anos no Brasil, o estado do RJ está na rota dela, confira todo os detalhes e os alertas.
Aquecimento pré-frontal antes do frio intenso, semana começa com grande amplitude térmica!
O estado do RJ começa a semana sobre a influência de uma grande massa de ar seco, os próximos dias ainda vão amanhecer frios em todas as regiões do estado, principalmente no médio Paraíba Fluminense e região Serrana, os distritos mais elevados dessas regiões ainda podem registrar mínimas inferiores aos 10°C.
Sem a presença de nenhuma massa de ar polar (por enquanto) e o céu com pouca ou nenhuma nuvem, a tendência é que no decorrer da manhã as temperaturas subam rapidamente em todo o estado. Além disso entre segunda-feira (26/07) e terça-feira (27/07) o estado do RJ entrará em condições de aquecimento pré-frontal (situação que antecede a chegada de uma frente fria), por isso ambos os dias terão tardes mais quentes em relação aos dias anteriores, com máximas podendo alcançar os 30°C em áreas do Grande Rio e centro-norte Fluminense, nas demais regiões do estado as máximas devem variar entre 26°C e 29°C.
Essa grande diferença entre mínimas e máximas é chamada de 'amplitude térmica', muito comum no nosso inverno.
Frente fria chega na quarta-feira, semana termina GELADA em todo o estado do RJ, atenção! ⚠️🥶❄
A frente fria começa a avançar pelo estado do RJ nas primeiras horas de quarta-feira (28/07), a nebulosidade já começa a aumentar em grande parte do estado já pela manhã, a partir da tarde e noite existe o risco de ocorrer algumas pancadas de chuva de fraca a moderada intensidade em pontos isolados do estado, principalmente na faixa litorânea. A sensação de frio vai aumentando ao longo do dia conforme a frente fria for avançando, as temperaturas máximas já não devem ultrapassar os 24°C em grande parte do estado.
A queda brusca nas temperaturas serão sentidas mesmo na quinta-feira (29/07), a forte massa de ar polar começa a avançar do sul para o sudeste do Brasil, nesse momento a borda do sistema vai estar sobre o mar empurrando ventos gelados e carregados de umidade em direção ao estado do RJ, por isso a quinta-feira será um dia de céu nublado, com risco de chuva fraca de forma isolada a qualquer hora e temperaturas muito baixas, as máximas não vão passar dos 11°C na região Serrana, ficarão inferiores aos 16°C no Médio Paraíba Fluminense e nas demais regiões do estado as máximas vão variar entre 16°C e 19°C, podendo ser com folga o dia mais frio de 2021.
O amanhecer de sexta-feira (30/07) será gelado, com mínimas abaixo dos 4°C na região Serrana, abaixo dos 7°C no Médio Paraíba Fluminense e nas demais regiões do estado mínimas variando entre 8°C e 11°C.
Obs; Os ventos frios e úmidos vão manter a sensação térmica ainda mais baixa em todo o estado.
Risco de neve no Parque Nacional do Itatiaia
Modelos numéricos como o GFS e ECMWF estão indicando temperaturas negativas e uma pequena possibilidade de neve de fraca intensidade, de forma rápida e estritamente localizada na parte mais alta do Parque Nacional do Itatiaia em algum momento entre a madrugada de sexta-feira (30/07) e madrugada de sábado (31/07). É preciso ter muita cautela, pois os modelos numéricos oscilam o tempo todo, ainda não tem nada confirmado.
Caso a previsão se confirme não será a primeira vez que ocorre a precipitação de neve na parte alta do Parque Nacional do Itatiaia, em 1867 houve o primeiro registro de neve que se tem notícia, os registros de neve mais recentes no parque datam de 1972, 1976, 1977, 1978, 1979, 1981, 1982, 1983, 1984, 1985 (um dos maiores registro de neve do Brasil), 1988, 1999, 2000, 2001, 2004, 2007 e 2012.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE!
Essa previsão pode sofrer variações e alterações relevantes ao longo dos próximos dias, acompanhe a nossa página diariamente para ficar por dentro de tudo que vai acontecer daqui para frente. Nós estamos sempre trazendo atualizações e alertas meteorológicos para te deixar bem informado.
Ainda estamos na pandemia de Covid-19, faça a sua parte, use mascara e evite ao máximo aglomerações.
Fontes: CPTEC/INMET (Windyty, GFS e ECMWF)