Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola

Diga não ao bullying!

Dia 7 de abril é o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, a data instituída pelo Congresso Nacional e sancionada pela ex-presidente Dilma Rousseff em 2016 é fundamental para dar relevância ao tema que tanto preocupa a sociedade. A Lei nº 13.277/2016 que estabelece a efeméride foi sancionada em 7 de abril, mesma data em que no ano de 2011 aconteceu o massacre na escola em Realengo, quando um ex-aluno armado matou 12 estudantes e deixou outros 13 feridos.

No início de 2022 alguns casos de violência em escolas brasileiras, tanto públicas quanto privadas, ganharam destaque nos noticiários e acenderam o alerta das escolas, secretarias da educação e dos pais. Desde o começo do ano letivo, sete menores de idade foram apreendidos por causa de crimes no ambiente escolar.

O bullying não é uma prática nova, mas o termo se popularizou no Brasil a partir da segunda década dos anos 2000. O país só adotou uma legislação de combate à intimidação sistemática em 2015, quando a então presidente Dilma Rousseff sancionou o programa que prevê capacitação das equipes pedagógicas, campanhas educativas, assistência jurídica e psicológica para as vítimas e agressores.