58º Aniversário de Emancipação Politica Administrativa de Engenheiro Paulo de Frontin

No dia 04 de outubro de 2021, o Município de Engenheiro Paulo de Frontin, comemorará o 58º Aniversário de Emancipação Politica Administrativa.

No dia 04 de outubro de 2021, o Município de Engenheiro Paulo de Frontin, comemorará o 58º Aniversário de Emancipação Politica Administrativa. 

A Câmara Municipal de Engenheiro Paulo de Frontin, parabeniza a Cidade de Engenheiro Paulo de Frontin e a todos os Munícipes pela data.

Parabéns Paulo de Frontin, pelo seu aniversário!!!

Engenheiro Paulo de Frontin está situado na Região Centro Sul do Estado do Rio de Janeiro. A população estimada pelo IBGE em 2019 foi de 14.002 habitantes. Ocupa uma área de 139,381 km², os habitantes se chamam fronteense. A densidade demográfica é de 99,57 hab/km² no território do município.

A cidade nasceu de um entreposto comercial entre Minas Gerais e o Rio de Janeiro que se transformou na Vila de Rodeio, ponto convergente entre estes estados e São Paulo. A povoação floresceu no fim do século XIX com a construção da Estrada de Ferro de D. Pedro II, que passou a cortar a vila.

Mais tarde, em 1943, passou a chamar-se Soledade de Rodeio, e em seguida (1946) Engenheiro Paulo de Frontin, em homenagem ao responsável pela duplicação da linha férrea, especialmente pelo Túnel 12 ou "Túnel Grande", que possui 2.245 metros de comprimento.

O Município de Engenheiro Paulo de Frontin, tornou-se Município em 4 de outubro de 1963, após emancipação da cidade de Vassouras. Atualmente faz divisa com as cidades de Mendes, Vassouras, Paracambi, Miguel Pereira e Japeri.

A 22 km da Rodovia Presidente Dutra (BR 116) e 85 km da Capital do Estado, a cidade do Rio de Janeiro e localiza-se na latitude 22º 32' 59" sul e longitude 43º 40' 42" oeste a uma altitude de 395 metros. Engenheiro Paulo de Frontin, está situado na região Centro Sul do estado, na Serra do Mar, com riqueza ambiental e clima que lhe proporcionam qualidade de vida diferenciada, repleta de vida da Mata Atlântica, localizada no histórico Vale do Café.

O município está dividido em dois distritos: Sacra Família do Tinguá e Morro Azul.

O município é integrante da região turística do Vale do Café.

O maior potencial econômico da cidade é o turismo, pois ocupa uma região montanhosa de beleza magnífica. O clima de tropical de atitude confere à cidade temperaturas amenas e chuvas suficientes ao longo de todo o ano. Há reservas de Mata Atlântica onde é possível visualizar animais silvestres em seu habitat natural, cachoeiras e lagos, fato que rendeu à cidade, a partir de 1995, por meio de lei estadual, o cognome de "Cidade Verde". O município dispõe ainda de uma rede hoteleira bem formada e espetacular.

 

 Estação ferroviária de Engenheiro Paulo de Frontin

 A transposição da Serra do Mar exigiu a construção de uma série de 13 túneis pela Companhia Estrada de Ferro D. Pedro II. Inaugurado em 1865, o Túnel Grande tem 2236 metros e liga Paulo de Frontin a Mendes. Levou sete anos para ficar pronto, com frentes de trabalho pelas duas bocas do túnel e mais três poços.Nas obras de alargamento para melhorar o trânsito na Serra, realizadas em 1913 pelo engenheiro Paulo de Frontin - então diretor da Estrada de Ferro Central do Brasil -, o Túnel Grande ganhou uma segunda galeria, a 12 Bis, com 2245 metros de extensão. O 12 Bis é o maior túnel ferroviário do Brasil, e liga Engenheiro Paulo de Frontin à Barra do Piraí. Ambos são tombados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e a maior parte dos túneis só é acessivel pela própria linha férrea.

 

Em Engenheiro Paulo de Frontin há belas cachoeiras localizadas em seu entorno e próximas do centro urbano. A mais importante é a Cachoeirão, formada por nascentes dentro da Mata Atlântica, com duas quedas de cerca de 30 metros. Destacam-se também as cachoeiras Bórgeres de Castro, com 20 metros de altura, quatro saltos e grande volume de águas claras e transparentes; e Ronco d'Água, com 15 metros de altura e três saltos, formando uma grande piscina natural. Há ainda a Borracha, de três metros; Castelo do Riacho, de três metros, e a cachoeira do Salto, com cinco metros de altura. Igreja Sacra familia